A Catarata é a principal causa de cegueira do mundo. Essa doença acomete o cristalino, a lente que fica dentro dos nossos olhos, deixando-a opaca. Os principais sintomas da catarata são: visão turva, ofuscamento com a luz, alteração da percepção de cores, piora da visão em ambientes com pouca iluminação e aumento da miopia.
O tipo mais comum da doença é a catarata senil, que tem como causa o envelhecimento natural dos olhos. Normalmente, após os 50 anos os pacientes já apresentam um certo grau de opacidade no cristalino e isso se intensifica com o passar do tempo, levando a piora na qualidade da visão do paciente.
Além da catarata causada pela idade, existem outros tipos: a catarata congênita, a traumática, a do alto míope, a causada por inflamações ou por uso de corticoides e outros. Esses tipos de catarata podem aparecer desde o nascimento ou na juventude.
Quando a catarata está presente ao nascimento ou na infância, os pacientes não se queixam, por isso, o exame de teste do olhinho e acompanhamento anual com oftalmologista desde a infância é muito importante.
O tratamento da catarata é cirúrgico. Entretanto, quando ela está associada com outra doença ocular, o médico oftalmologista avalia as condições globais dos olhos para o planejamento correto do tratamento. Em alguns casos, a cirurgia pode ser contra indicada.
Alguma outra dúvida sobre Catarata? Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais para continuar se informando sobre o assunto.
Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850