• R. Vieira de Morais, 420 Cj. 115 - Brooklin - São Paulo

Como é feito o diagnóstico de ceratocone?

Como é feito o diagnóstico de ceratocone

Aqui no blog, eu já escrevi alguns textos sobre o tratamento do ceratocone, hoje eu vou te explicar como nós suspeitamos e fazemos o diagnóstico do ceratocone.

Os principais sintomas de ceratocone são piora da qualidade visual, principalmente à noite, aumento progressivo do grau dos óculos, astigmatismo alto, distorção das imagens muitas vezes descrita como sombra ou cauda de cometa. Geralmente, o início da doença é na juventude e entre os fatores que podem predispor o paciente a ter ceratocone estão o hábito de coçar os olhos e a genética. Então, se você coça os olhos, tem algum familiar com ceratocone ou apresenta os sintomas descritos, provavelmente, vai passar por uma investigação mais minuciosa para a detecção do ceratocone.

O ceratocone causa o afinamento e distorção da córnea, membrana mais externa e transparente dos olhos que tem a função de ser a primeira lente dos nossos olhos. Essas alterações na córnea, quando avançadas, podem ser detectadas no exame pela lâmpada de fenda, aparelho que nós usamos para avaliar os olhos com maior aumento, no consultório, durante a consulta de rotina. Mas, para estudarmos com detalhe e acompanharmos essas alterações o paciente faz a topografia ou tomografia de córnea.

A topografia de córnea é uma exame em que o aparelho projeta na superfície da córnea anéis pretos e brancos, e interpreta a imagem refletida. Analisando a distância entre os pontos da imagem, o exame nos mostra um mapa da curvatura da parte mais externa da córnea.

A tomografia da córnea é um exame que também avalia este mapa de curvatura da córnea, porém utiliza uma tecnologia diferente. O aparelho tira fotos do olho com uma câmera especial e, através de cálculos matemáticos, ele faz a reconstrução tridimensional da córnea. Com a tomografia da córnea nós conseguimos mais informações, como por exemplo o mapa da espessura e de curvatura da parte mais interna da córnea.

Com esses exames e os dados clínicos do paciente, nós fazemos o diagnóstico, ou não, do ceratocone e planejamos o tratamento. Em alguns casos, o tratamento é o acompanhamento com exames frequentes e medidas preventivas para que o paciente não coce seus olhos, em outros pode ser necessário a realização de cirurgia de crosslinking, anel intra estromal ou transplante de córnea.

Gostou do texto de hoje? Não deixe para depois o cuidado com a sua visão. Para continuar por dentro das novidades, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais.

Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?