Muitas pessoas usam óculos desde a infância ou adolescência e quando chegam na vida adulta querem se tornar independentes dos óculos e das lentes de contato. Quando esse desejo aparece podemos avaliar a possibilidade de realizar a cirurgia refrativa. Como é feita essa avaliação? Vou te explicar.
O primeiro ponto a ser avaliado é se existe alguma doença ocular associada ao grau dos óculos. Algumas doenças podem contra indicar a cirurgia e outras devem ser controladas antes de se pensar em fazer o procedimento.
Não havendo nenhuma doença ocular vamos para o segundo passo: Avaliar a estabilidade da refração. O ideal é esperar até que o grau esteja estabilizado, ou seja, que a variação entre as receitas de óculos tenha sido pequena nos últimos anos. Isto é importante, pois a cirurgia não estabiliza o grau. Ela corrige o grau que foi encontrado nos exames pré operatórios, assim como um óculos faria. Se a refração estiver em evolução no momento da cirurgia, após a correção ocorrerá o aumento do grau e o paciente poderá necessitar novamente do uso de óculos, da mesma forma que teríamos que trocar de óculos caso não tivesse operado. Aguardando até o momento de estabilização do grau, nós diminuímos muito a possibilidade de isto ocorrer.
Estando tudo certo até aqui, são feitos os exames pré operatórios para a cirurgia. O principal exame nesta avaliação é a tomografia de córnea (Pentacam). Com este exame avaliamos a estrutura da córnea. Existem vários critérios que devem ser avaliados para que a cirurgia seja feita de forma segura, com riscos mínimos. Para realização desse exame o paciente deve estar a pelo menos 7 dias sem usar lentes de contato. Se a córnea tiver uma estrutura adequada e espessura suficiente para a correção do grau a cirurgia é planejada. É nesse momento que decidimos qual técnica cirúrgica, PRK ou Lasik, é mais adequada para cada caso.
Decidido a técnica cirúrgica e tirado todas as dúvidas que possam surgir é só esperar o dia da cirurgia. Antes da cirurgia é recomendado que os olhos estejam bem lubrificados e que estejam com pelo menos 7 dias sem o uso de lentes de contato.
Se você já estiver com esta vontade de não precisar mais dos óculos e/ou lentes para enxergar com nitidez, procure seu oftalmologista para que seja feita a avaliação da possibilidade da cirurgia refrativa. Este procedimento, quando bem indicado, é muito seguro. Se ainda estiver com dúvidas sobre o procedimento, procure aqui no blog os outros textos sobre o tema, ou me envie sua dúvida que eu tentarei te ajudar!
Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850