Neste texto, vou explicar as diferenças entre a cirurgia de catarata convencional e a cirurgia de catarata com o auxilio do laser de femtosegundo. Então, se você está em dúvida de como será a sua cirurgia, espero que te ajude.
A cirurgia de catarata tem como objetivo solucionar o problema de turvação visual causado pela opacificação do cristalino, a catarata. Para isto, removemos toda a catarata e a substituímos por uma nova lente intraocular. Esta cirurgia é muito delicada e possui etapas críticas que demandam muita exatidão do cirurgião. O laser de femtosegundo auxilia principalmente nessas etapas.
Na cirurgia com laser, o cirurgião não precisa de lâminas de bisturi pois as incisões cirúrgicas são realizadas à laser. Outra etapa importante é a capsulorrhexis, que é uma abertura circular realizada em uma estrutura chamada cápsula anterior, é por meio dela que acessamos e removemos a catarata. Já na cirurgia convencional, essa etapa é realizada de forma manual, com uma pinça.
Com o equipamento de laser de femtosegundo podemos programar a posição e o tamanho da abertura da cápsula, para que o aparelho realize automaticamente e com muita precisão. A remoção da catarata também é facilitada com o uso do laser de femtosegundo, que faz a fragmentação da catarata, dividindo-a em pequenos pedaços, fazendo com que a aspiração ocorra usando menos energia dentro do olho e mais rapidamente.
O laser de femtosegundo é uma das mais modernas tecnologias na área da cirurgia de catarata. Graças aos avanços tecnológicos, a cirurgia tem se tornado cada vez mais precisa, segura e personalizada.
Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850