• R. Vieira de Morais, 420 Cj. 115 - Brooklin - São Paulo

Lentes esclerais e o tratamento do ceratocone

Lentes esclerais e o tratamento do ceratocone

O ceratocone é uma doença que modifica a estrutura da córnea progressivamente, deixando-a mais fina e curva, podendo prejudicar a qualidade da visão. Existem várias opções de tratamento que podem evitar que o paciente com ceratocone necessite de transplante de córnea.

Nos casos iniciais, a correção é feita com óculos. Para aqueles que não conseguem ter uma qualidade de visão satisfatória com o uso de óculos, podemos optar pela adaptação de lentes de contato. Existem diferentes tipos de lentes de contato, as gelatinosas, as rígidas tradicionais e as esclerais.

As lentes esclerais são diferentes das lentes rígidas tradicionais por terem o diâmetro maior e não se apoiarem na córnea. Essas características fazem com que elas sejam muito confortáveis e consigam ser adaptadas em olhos com ceratocone avançado, proporcionando uma boa qualidade visual sem a necessidade de cirurgia.

Além da indicação para casos de ceratocone, as lentes esclerais também podem ser usadas por pacientes com outras deformidades corneanas, como por exemplo: cicatrizes de úlceras, traumas e cirurgia ceratotomia radial. Pelo seu formato, elas também podem ser usadas em casos de olhos secos graves para ajudar no conforto e cicatrização corneana.

As lentes rígidas são apenas uma parte do tratamento do ceratocone. É muito importante que o paciente faça o acompanhamento oftalmológico de rotina, não coce os olhos e faça exames regularmente.

Gostaram do texto? Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais para continuar se informando sobre outros assuntos.

Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?