A experiência adquirida com os anos de vida é acompanhada por algumas alterações no nosso corpo. Assim como as rugas e os cabelos brancos, os olhos também apresentam mudanças.
Próximo aos 40 anos de idade a presbiopia aparece. Conhecida também como “vista cansada”. Ela é uma alteração natural dos olhos, decorrente do enrijecimento do cristalino. Isto faz quem nunca precisou de óculos ter dificuldade para a leitura, agora é preciso esticar o braço para conseguir enxergar com nitidez letras menores. E as pessoas míopes começam a ter a necessidade de retirar os óculos para ler. A presbiopia geralmente é corrigida com óculos de leitura ou óculos multifocais. Existem outras formas de tratamento, como: lentes de contato, cirurgia refrativa e implante de lentes intraoculares multifocais.
Outra alteração que faz parte do envelhecimento natural dos olhos é a catarata. O cristalino, mesma estrutura que levou ao aparecimento da presbiopia, agora apresenta turvação e mudança de cor. Os principais sintomas da catarata são: Turvação visual, ofuscamento com a luz, dificuldade visual em ambientes escuros, alteração na percepção de cores. Eles normalmente aparecem próximo aos 60 anos de idade e a maioria dos pacientes faz a cirurgia para recuperar a qualidade de visão antes dos 70 anos de idade. Para atrasar o aparecimento da catarata é recomendado o uso de óculos de sol, ter uma alimentação saudável e não fumar.
Com o passar da idade algumas doenças oculares se tornam mais frequentes, como glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e hipertensiva. Por este motivo é necessário fazer o exame oftalmológico de rotina, através desse exame é possível prevenir e tratar essas doenças antes que elas possam prejudicar a visão do paciente.
Lembre-se de agendar sua consulta oftalmológica anualmente para que seus olhos tenham um envelhecimento saudável.
Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850