• R. Vieira de Morais, 420 Cj. 115 - Brooklin - São Paulo

Precisarei usar óculos após a cirurgia de catarata?

Precisarei usar óculos após a cirurgia de catarata

Enxergar bem sem a necessidade de uso de óculos é o sonho de muita gente e isto é possível de ser alcançado com a cirurgia de catarata. Então, se você tem catarata e está planejando fazer sua cirurgia vou te explicar como podemos te ajudar a alcançar a liberdade dos óculos.

A catarata é uma doença que opacifica a lente dos nossos olhos causando turvação visual. Na cirurgia o médico realiza a remoção desta lente doente e a substitui por uma nova lente intraocular. Como será feita uma troca de lentes, nós temos a oportunidade de escolher qual o grau da lente nova, e com isso, corrigir o grau das lentes dos óculos. Existem várias modelos de lentes intraoculares, o seu médico irá lhe explicar sobre elas para que seja escolhida a melhor estratégia para alcançar a independência dos óculos.

Existem duas estratégias que eu gosto para que isso seja feito: o implante de lentes multifocais (trifocais ou de foco estendido) e o implante de lentes monofocais com o uso de monovisão. As lentes multifocais têm a capacidade de entregar para o paciente uma visão boa para longe, intermediário e perto. Desta forma, após o implante destas lentes o paciente não precisará mais utilizar óculos multifocais, pois as lentes dentro de seus olhos já serão multifocais. A taxa de independência de uso de óculos em pacientes que implantaram estas lentes nos dois olhos é muito alta.

As lentes monofocais, como seu nome já diz, têm um único foco. A forma que encontramos para que seja atingida a liberdade dos óculos com elas se chama monovisão. Nesta estratégia é planejado que um dos olhos fique com o foco ajustado para objetos distantes e o outro para objetos mais próximos. A maioria dos pacientes se acostuma tão bem que não sabe dizer qual olho está focado para cada situação. Isso ocorre graças à capacidade do cérebro em conseguir aproveitar os benefícios de cada olho, que trabalhando juntos entregam uma visão boa para o paciente.

Cada paciente tem suas particularidades e cabe ao médico, no planejamento cirúrgico, lhe orientar sobre as possibilidades que existem para o seu caso. Existem algumas situações que podem impossibilitar o implante das lentes multifocais ou a realização da monovisão. É muito importante conversar com seu médico durante o planejamento pré operatório para ajustar a sua expectativa com o que realmente pode ser alcançado através da cirurgia.

Esperar que a visão fique perfeita e o grau totalmente zerado é irreal. Felizmente, as taxas de satisfação e independência dos óculos são muito altas.

Gostou do texto de hoje? Não deixe para depois o cuidado com a sua visão. Para continuar por dentro das novidades, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais.

Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?