• R. Vieira de Morais, 420 Cj. 115 - Brooklin - São Paulo

Principais dúvidas sobre Glaucoma

Principais dúvidas sobre Glaucoma

O que é Glaucoma?

Glaucoma é uma doença ocular muito frequente, acomete cerca de 2% das pessoas acima de 40 anos. O Glaucoma afeta o nervo óptico, na maioria dos casos associada com pressão intraocular alta. Existem vários tipos: Glaucoma congênito, agudo e até o de pressão normal. É uma doença crônica que pode ser controlada com o tratamento e acompanhamento adequado. Quanto antes for feito o diagnóstico e tratamento maior a chance de que o paciente permaneça com boa visão.

O Glaucoma tem cura?

Glaucoma não tem cura, mas sim controle para evitar a perda de visão. O controle do glaucoma pode ser feito por meio de colírios, procedimentos a laser ou cirurgias. O médico oftalmologista avalia cada caso e indica o melhor procedimento para cada um.

O Glaucoma pode cegar?

Sim. A lesão causada pelo Glaucoma pode levar a perda de visão irreversível, sendo a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Por isso, o ponto mais importante no acompanhamento dos pacientes é a prevenção de perda de visão.

Quais os sintomas do Glaucoma?

O Glaucoma na maioria dos casos não apresenta sintomas e o paciente percebe a perda de visão somente quando está em estágios avançados da doença. A perda visual pelo glaucoma é periférica, lenta e progressiva. Ou seja, aos poucos o paciente perde visão pelas bordas, como isso acontece de forma lenta é dificilmente percebido. Frequentemente o paciente só nota a perda de campo visual quando ela chega ao ponto de atrapalhar a visualização do retrovisor do carro ou da pessoa ao seu lado no sofá de casa. Neste momento o glaucoma já está em estágios avançados. Por isso é muito importante fazer o acompanhamento oftalmológico de rotina, momento em que o médico oftalmologista examina os olhos com a intenção de prevenir doenças.

No glaucoma agudo a apresentação da doença é diferente, este tipo de glaucoma leva ao aumento intenso na pressão intraocular causando dor intensa e vermelhidão no olho. É um caso de emergência, o paciente deve procurar o serviço de oftalmologia o quanto antes para que seja tratado.

Existem pessoas que têm maior risco de ter Glaucoma?

Todo mundo pode desenvolver o Glaucoma, porém existem grupos de maior risco:

Pessoas que tenham mais de 40 anos, familiares com glaucoma, descendentes de africanos e asiáticos, história prévia de traumas oculares, uso de corticoide.

Qual o valor normal de pressão ocular?

A pressão intraocular normal é entre 10 e 21mmHg. Porém, cada paciente com glaucoma tem sua pressão alvo a ser mantida, baseado na evolução da doença.

Com o tratamento de Glaucoma a visão melhora?

Não, o tratamento do Glaucoma tem a intenção de interromper a progressão da doença através do controle da pressão intraocular. A perda de visão causada pelo glaucoma é irreversível.

Como é feito o tratamento do glaucoma?

O tratamento do glaucoma tem a intenção de interromper a progressão da doença através do controle da pressão intraocular. Ele pode ser feito por meio de colírios, procedimentos a laser e cirúrgicos. Cada caso tem sua melhor estratégia de tratamento.

Pacientes com glaucoma têm risco aumentado de fazer a cirurgia de catarata?

Não. Na maioria dos casos o glaucoma não interfere na realização ou recuperação da cirurgia de catarata. Pode ser necessário interromper o uso de algum colírio antes ou após a cirurgia. Em alguns casos é indicada a cirurgia de catarata combinada com um procedimento para melhor controle da pressão intraocular.

Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?