A recuperação após a cirurgia refrativa a laser pode variar de acordo com a técnica utilizada. Em geral, a PRK tem um processo de recuperação mais lento, enquanto a LASIK é mais rápida.
Recuperação após PRK:
Após a cirurgia, é comum sentir desconforto intenso nos olhos, que pode durar até 2 dias. Nos dias seguintes, a qualidade visual pode piorar e ficar turva, mas a partir do quinto dia, a visão começa a melhorar. Geralmente, entre o sétimo e décimo dia, a qualidade visual permite realizar todas as atividades diárias. O resultado final da cirurgia pode demorar algumas semanas, com a visão flutuando em qualidade até alcançar o auge de sua eficácia.
Recuperação após LASIK:
A recuperação da cirurgia LASIK é bem mais rápida. No dia seguinte ao procedimento, muitos pacientes já têm uma visão satisfatória para atividades cotidianas. O desconforto intenso geralmente dura poucas horas. O resultado final da cirurgia é alcançado após cerca de 40 dias, mas a melhora visual é rápida e satisfatória desde os primeiros dias.
Após qualquer cirurgia refrativa, os pacientes podem apresentar maior sensibilidade ocular, ressecamento e ofuscamento com a luz, especialmente em ambientes escuros como dirigir à noite. Esses sintomas podem persistir por alguns meses, mas tendem a melhorar significativamente nos primeiros estágios de recuperação após a cirurgia refrativa.
A recuperação da cirurgia refrativa a laser é um processo gradual e é fundamental seguir todas as orientações do médico para obter os melhores resultados visuais. Consultas de acompanhamento são essenciais para avaliar o progresso e garantir uma recuperação tranquila e bem-sucedida. Lembre-se de que cada pessoa pode reagir de forma diferente, portanto, tenha paciência e cuide bem dos seus olhos durante esse período.
Aqui no site você encontra mais conteúdo sobre cirurgia refrativa (PRK ou LASIK) a laser na córnea e outras cirurgias que podem te deixar independente dos óculos. Para te ajudar a tirar suas dúvidas e diminuir a ansiedade antes do seu procedimento, leia mais em: Cirurgia Refrativa .