Cirurgia Refrativa a Laser
A cirurgia corrige miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. O objetivo dessa cirurgia é proporcionar aos pacientes a liberdade de poder enxergar nitidamente sem o uso de óculos ou lentes de contato. Existem diferentes técnicas de cirurgia refrativa e para cada paciente deve ser avaliada qual a melhor opção.
É possível ficar independente dos óculos?
A cirurgia refrativa a laser na córnea pode ser uma ótima opção. As 2 principais técnicas de cirurgia refrativa são: Lasik e PRK. Ambas são muito eficientes em deixar o paciente livre dos óculos.
Você tem dúvidas? Agende uma consulta agora mesmo para saber se a cirurgia é indicada para você
Como a cirurgia a laser funciona?
A Cirurgia Refrativa (Lasik ou PRK) atua com o excimer laser, que modela a córnea e ajusta o grau dos óculos.
Quando pode ser realizada?
Para que tenha o melhor resultado possível e duradouro, indico a cirurgia refrativa quando o grau está estabilizado. Normalmente após os 21 anos a variação no grau dos óculos é pequena. Se operarmos neste momento, a correção realizada pelo laser será eficiente por muito tempo.
Assista ao vídeo: Como saber se pode realizar a cirurgia refrativa?
Existe uma idade limite para a cirurgia refrativa?
O PRK e Lasik também podem ser indicados para pacientes mais velhos. Ela pode beneficiar pacientes com mais de 40 anos, que já apresentam a dificuldade de visão para perto. E também, pacientes mais velhos, que mesmo após a cirurgia de catarata ainda precisam do uso dos óculos para enxergar nitidamente.
Qual a diferença entre PRK e Lasik?
A diferença entre a cirurgia refrativa Lasik e a PRK está em como os olhos são preparados para receber o tratamento a laser. O laser utilizado para tratamento do grau é o mesmo.
Na técnica de PRK, é feito o polimento da superfície do olho, que retira o epitélio da córnea, uma fina camada de 5 células de espessura. Após este polimento o Excimer laser atua modelando a córnea e ajustando o grau.
Na técnica de Lasik, criamos uma lamela da córnea com o laser de femtosegundo. Esta fina camada da córnea é levantada e o tratamento do grau com o Excimer laser é feito na região abaixo dela.
A eficiência e segurança desses dois procedimentos são muito semelhantes, quando bem indicados. A diferença principal está no tempo de recuperação. Normalmente, 10 dias após o PRK os pacientes já apresentam uma boa qualidade de visão. Já no Lasik, está recuperação ocorre em poucos dias. O resultado final, para ambas as técnicas, só é alcançado após 2 meses.
A cirurgia refrativa evoluiu muito nos últimos anos. Hoje temos opções que vão além do tratamento convencional, como o tratamento personalizado, o uso de laser de femtosegundo no lasik e o uso do laser para o polimento da córnea feito no PRK.
A cobertura pelos planos de saúde normalmente seguem a regra da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Que é: Qualquer grau de Hipermetropia; Miopia acima de 5 graus; independente do grau de Astigmatismo.
Normalmente, a cobertura do plano é para as técnicas padrões, PRK e Lasik com uso de lâmina. Técnicas como Lasik com laser de femtosegundo, PRK totalmente a laser e tratamentos personalizados têm um valor cobrado à parte.
A utilização da modalidade de reembolso com os planos de saúde é simples. Para consultas é só enviar a nota fiscal da consulta pelo aplicativo do plano. Normalmente o pagamento é feito em poucos dias. Para cirurgias, primeiro nós fazemos um relatório com a solicitação de prévia do valor a ser reembolsado. A resposta dessa solicitação também costuma demorar poucos dias. Com essa informação, o paciente já sabe o quanto que terá de reembolso para o procedimento. Após o procedimento, o paciente precisa enviar, pelo aplicativo do plano, a nota fiscal e um relatório médico.