• R. Vieira de Morais, 420 Cj. 115 - Brooklin - São Paulo

Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa – PRK e Lasik

O post aqui do Blog “Principais Dúvidas Sobre Cirurgia Refrativa” é o que mais fez sucesso. Por isso, fiz um novo com mais dúvidas sobre PRK e Lasik!

Quanto tempo dura a Cirurgia Refrativa – Lasik e PRK?

A cirurgia refrativa na técnica de PRK dura cerca de 5 a 10 minutos, os 2 olhos. Já a técnica de Lasik demora cerca de 5 minutos a mais, de 10 a 15 minutos os 2 olhos.

Para quem é indicada a cirurgia refrativa?

Eu indico a cirurgia refrativa para pacientes que estão incomodados com o uso dos óculos. A cirurgia de Lasik e PRK tratam pacientes com Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.

Quem não pode fazer a cirurgia refrativa?

Para a realização da cirurgia é preciso fazer uma avaliação pré operatória muito criteriosa, pois temos que respeitar os limites de segurança para poder indicar a cirurgia. Por isso, é comum não poder realizar a cirurgia. Existem algumas alterações dos olhos que fazem a cirurgia não ser bem indicada, como por exemplo: cicatrizes, córnea finas, córneas irregulares, história de infecção por herpes na córnea… Também não recomendo realizar a cirurgia em pacientes muito jovens ou gestantes.

Qual o risco de uma cirurgia refrativa (PRK e Lasik)?

O risco de ter complicação na cirurgia refrativa é muito baixo, ela é extremamente segura. Contudo, todo procedimento médico tem riscos. Os principais riscos são, por exemplo: Sobrar grau, voltar a ter grau com o passar dos anos, ressecamento ocular, ofuscamento com a luz, piora da qualidade visual em ambientes de pouca luz e a noite, sensibilidade dos olhos aumentada. Riscos mais graves para a saúde ocular são mais raros como ectasia pós lasik, inflamação exagerada, defeito de cicatrização e infecção. Portanto, quando for operar, procure um médico de confiança para minimizar ao máximo esses riscos.

Quantos dias de repouso / atestado após a cirurgia refrativa?

Eu costumo orientar que o paciente fique afastado de suas atividades de trabalho por 7 dias para o lasik e 10 dias para o PRK. Eventualmente, a recuperação é mais rápida e o paciente fica confortável para retornar ao trabalho mais cedo, contudo o contrário também ocorre. Portanto, é bom se planejar para retornar às atividades sem pressa.

Quanto tempo demora para voltar a enxergar depois da cirurgia refrativa?

Na técnica de PRK a visão fica embaçada pelos primeiros 5 dias. Próximo do 7º – 10º dia que já se tem uma visão relativamente boa. Por outro lado, na técnica de Lasik a visão fica boa já no segundo dia, na maioria dos casos. Mas, o paciente só alcançará o resultado visual final próximo do segundo mês de cirurgia. Nas primeiras semanas ainda ocorre variação da qualidade de visão, principalmente nos pacientes operados de PRK.

Pode usar lentes de contato antes da cirurgia refrativa?

Recomendo que se fique sem as lentes de contato por um período de pelo menos 7 dias antes da cirurgia. Também recomendamos este período antes dos exames pré operatórios.

O que não fazer após cirurgia refrativa – PRK e Lasik?

Após a cirurgia refrativa a laser na córnea – Lasik e PRK – o paciente precisa seguir corretamente a receita de medicações e tomar alguns cuidados para proteger os olhos de ressecamento e infecção. No primeiro dia é comum ter desconforto, por isso recomendo que o paciente fique em um quarto escuro e tente dormir. Também recomendo que evite ficar muito tempo nas telas de eletrônicos, evite calor de fogo, evite locais com sujeira e poluição, tome cuidado redobrado quando for lavar o rosto e os cabelos para que não caia água nos olhos e evite manipular os olho.

Ainda ficou com alguma dúvida? Veja também o outro post aqui do Blog “Principais Dúvidas Sobre Cirurgia Refrativa“.

Dr. Rodrigo Faeda Dalto | Oftalmologista | CRM-SP: 144436 | RQE: 56850

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?